Em reunião realizada entre o Prefeito Dr. Benjamin e o Presidente da Câmara Municipal, Feliberg Melo, com a equipe técnica do Instituto Médico Legal (IML) de Imperatriz, foram discutidos importantes passos para reestruturação do IML de Açailândia.
.
Durante o encontro, Dr. Benjamin sugeriu aos técnicos presentes a necessidade de estrutura adequada e equipamentos para viabilizar o funcionamento do instituto. O prefeito sugeriu avaliar um terreno, bem como os custos envolvidos para a construção. Além disso, foi sugerida a construção do Serviço de Verificação de Óbito (SVO) anexo ao IML, para atender de forma mais abrangente à demanda da região.
.
Planejamento e apoio técnico
Dr. Miguel Alves, coordenador estadual, participou da discussão por telefone, reforçando sua disposição para auxiliar no que for necessário. Ele também destacou que será utilizada uma planta padrão para o IML, que está alinhada com a Superintendência e será executada em todo o estado do Maranhão. Segundo o coordenador, o projeto será finalizado em aproximadamente 30 dias, e a previsão é que as obras iniciem o mais breve possível, considerando a urgência para atender às demandas da população.
.
Parcerias e iniciativas
O Prefeito Dr. Benjamin destacou a importância da parceria com o Governo do Estado para viabilizar os recursos necessários. Além disso, discutiu a possibilidade de um concurso público específico para a área de necropsia, visando suprir a demanda por profissionais capacitados.
.
Durante a reunião, foram apresentados dados que reforçam a necessidade da reestruturação do IML, de Açailândia, que hoje atende a população, como a realização de aproximadamente 1.200 exames cautelares ao ano, o que evidencia as deficiências do atendimento atual e a importância de uma adequação da estrutura local, para auxiliar nos diversos procedimentos.