Um homem identificado como Paulo da Pindaré, morreu vítima de acidente com trator, em uma fazenda na Região do Pequiá, em Açailândia, no fim de semana. De acordo com informações, o trator capotou e ele ficou preso às ferragens e não resistiu aos ferimentos.
Um
caso semelhante aconteceu na semana passada. Um jovem identificado como Jardiel do Nascimento Povoas, de 22 anos, morreu após acidente com trator na região do povoado Tabocão, zona rural do município de Açailândia.
Os dois casos causaram grande repercussão no município de Açailândia, que é uma área que tem diversos setores de produção agrícola com uso de tratores, em que os riscos de acidentes, como os que aconteceram, ainda são grandes.
Estudos realizados pela Organização Internacional do Trabalho, apontam que a utilização de máquinas agrícolas é uma das três atividades mais perigosas para trabalhadores. Tratores e máquinas mais estreitas, possuem maiores riscos de tombamento. Seu uso em terrenos aclives ou declives e a velocidade estão entre os principais fatores de risco.
Algumas medidas simples podem salvar vidas no campo. Uma forma de evitar acidentes graves, é através da utilização de uma estrutura de proteção na capotagem (EPC), que fica instalada sobre o veículo e serve para resguardar o operador. Além disso, é importante usar o cinto de segurança, que evita que o trabalhador seja arremessado para fora da cabine em caso de tombamento.