(99) 99199-0103

NO AR

RÁDIO SHOW

Com Jailson Farias e Marinete

Cidade

GOVERNO DEVE DIVULGAR PRIMEIRA CONTRAPROPOSTA A PROFESSORES DA UEMA E UEMASUL NA PRÓXIMA SEMANA

Publicada em 26/10/23 às 08:08h - 106 visualizações

por FM Sorriso


Compartilhe
 

Link da Notícia:

O Sindicato dos Docentes da UEMA e UEMASUL (SINDUEMA), informou ao Imperatriz Online que o Governo do Estado deve divulgar a primeira contraproposta para a classe na próxima segunda-feira (30). Os servidores entraram em greve há dois meses reivindicando reajuste salarial de 50,28%, afirmando que o salário está defasado há 10 anos.
Os professores também cobram a realização de concurso público para a recomposição do quadro de professores efetivos, a nomeação de professores já concursados e melhorias estruturais no campus. Dizem ainda que o governo retirou R$ 168 milhões do orçamento das universidades estaduais no primeiro semestre deste ano, ‘sucateando ainda mais as instituições’.
A paralização começou no dia 24 de agosto e segue por tempo indeterminado. Segundo os alunos, atualmente apenas algumas disciplinas de cursos de graduação estão tendo aulas, porém, são insuficientes para continuar o semestre. No mestrado, todos os cursos estão sem aulas. No campus de Balsas, a paralisação afeta 800 alunos e todos os cursos estão sem aulas.
O estado afirmou que tem avaliado as propostas para atender as demandas propostas pelo sindicato, cumprindo a Lei de Responsabilidade Fiscal. Confira a nota abaixo na íntegra:
O Governo do Estado informa que tem avançado nas negociações desde a implantação do comitê formado pelas secretarias de Monitoramento de Ações Governamentais (Semag), de Administração (Sead), de Planejamento (Seplan) e Transparência e Controle (STC). O Governo segue esclarecendo aos grevistas o atual quadro nacional de queda de repasses que compromete o equilíbrio fiscal das unidades federativas e gera um cenário de contingenciamento de despesas. Desde o início do movimento, diversas reuniões já foram realizadas para discutir a pauta do reajuste salarial, dentro dos limites orçamentários e das exigências da Lei de Responsabilidade Fiscal.
Calendário Letivo
Sobre as aulas, tão logo o movimento seja encerrado, será elaborada uma recomposição do calendário letivo.”
Em meio a incerteza sobre o cumprimento das propostas, o Governador, Carlos Brandão, divulgou nas redes sociais que o Maranhão tem apresentado ótimo saldo econômico neste ano. Um boletim do Instituto Maranhense de Estudos Socioeconômicos e Cartográficos (imesc) prevê um crescimento de 3,3% na economia do estado em 2023.
Imperatriz online



ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário
0 / 500 caracteres


Insira os caracteres no campo abaixo:








.

LIGUE E PARTICIPE

(99) 99199-0103

Copyright (c) 2025 - FM Sorriso
Converse conosco pelo Whatsapp!