Três homens foram presos, na última quarta-feira (16), suspeitos de integrar uma associação criminosa atuante no roubo de cargas de botijões de gás GLP e combustíveis em cidades do interior do Maranhão. As prisões foram realizadas no âmbito da “Operação P45”, coordenada pelo Departamento Estadual de Combate ao Roubo de Cargas (DCRC/SEIC).
Segundo a polícia, as investigações tiveram início a partir do roubo de uma carga de botijões de gás GLP, avaliada em aproximadamente R$ 79.000,00 (setenta e nove mil reais), da transportadora C R de Carvalho Sousa e Cia LTDA, ocorrido no dia 1º de agosto de 2022, no município de Bacabeira. Logo após o roubo, a carga foi recuperada, sendo efetuada a prisão do receptador, o qual foi autuado em flagrante delito na Delegacia de Polícia Civil de Penalva.
Um dos mandados de prisão cumpridos nesta quarta, foi contra um homem, de 28 anos, preso no bairro do Cohafuma. Já os demais mandados foram cumpridos contra dois homens, de 27 e 30 anos, que já estavam presos no sistema penitenciário desde a primeira fase da operação.
A primeira fase da “Operação P45” foi realizada, no dia 10 de janeiro de 2023, nas cidades de Penalva e São Luís, onde foram cumprido dois mandados contra dois homens, um mandado de internação contra um adolescente de 15 anos e dois mandados de busca e apreensão domiciliar. Durante o cumprimento dos mandados, na residência de uma dos alvos, foram encontradas, certa quantidade de maconha e crack, o que também resultou na prisão em flagraste pelo crime de tráfico de drogas do homem e de sua companheira.