O governador Carlos Brandão (PSB), participa na última terça-feira (25), da cerimônia do lançamento das obras de reforma, adequação e ampliação do Aeroporto de Imperatriz (SBIZ), que serão executadas pela CCR Aeroportos, a partir do investimento privado de R$ 48 milhões e que vão gerar 110 empregos diretos e indiretos. O serviço a ser executado tem como intenção, aumentar a oferta de voos no Renato Moreira, que foi considerado o melhor aeroporto regional do Nordeste e do Brasil em abril desse ano.
As obras devem ser concluídas em novembro de 2024, as melhorias previstas na FASE 1B do projeto incluem a adequação das RESAs (áreas de escape) de acordo com a legislação vigente, a adaptação da sinalização do pátio, a adequação do Taxiway para acesso aos hangares, a reforma e ampliação do terminal de passageiros e aprimoramentos na rede de drenagem na faixa preparada.
Atualmente, duas companhias aéreas operam no aeroporto de Imperatriz voos diretos: a Azul opera voos diários com destino a São Luís e tem voos frequentes para Belo Horizonte. Já a Latam tem voos diários para Brasília e Guarulhos. Veja a baixo a relação de dias e horários das decolagens.
O Governo do Maranhão vem negociando com a Gol para retornar a operar em Imperatriz fazendo a ligação SLZ-ITZ, mas a companhia aguarda essa reforma para retomar o seu espaço.
O atual aeroporto de Imperatriz foi inaugurado em 25 de maio de 1973, porém somente em 1981, ele passa a ter status de aeroporto regional quando a Infraero assumiu a sua gestão. Em 2003, ganhou o nome de Prefeito Renato Moreira e desde 2022, passou a ser administrado pela CCR.
A pista do aeroporto de Imperatriz tem 1798 metros de cumprimento e 45 de largura, o salão de embarque tem capacidade para receber 2,1 milhões de passageiros por ano.