O curso profissionalizante é gratuito e realizado em parceria com o Senai, gerando educação, emprego e renda
Na
manhã desta segunda-feira (17), a Equatorial Maranhão realizou a aula inaugural aos alunos da primeira turma da Escola de Eletricistas de Imperatriz. O curso profissionalizante gratuito é realizado em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizado Industrial (Senai), e tem como objetivo contribuir com a formação de eletricistas de redes de distribuição de energia elétrica, oferecendo educação, preparando para o mercado de trabalho e promovendo qualificação profissional. O curso será totalmente custeado pela Equatorial e os alunos receberão ajuda de custo para auxiliá-los.
A aula inaugural aconteceu no Auditório da distribuidora e contou com a presença do Presidente da Equatorial Maranhão, Sérvio Túlio, do Superintendente da Regional Sul Adailson Andrade, demais representantes da distribuidora, além de representantes do grupo SENAI/FIEMA e convidados. Durante a solenidade, os alunos puderam conhecer um pouco mais sobre o Grupo Equatorial e sobre a capacitação gratuita, além de receberem o kit de boas-vindas.
Em seu pronunciamento, o Presidente da Equatorial Maranhão, Sérvio Túlio saudou à turma, ressaltando a missão da empresa enquanto distribuidora de energia elétrica e reforçando a importância da capacitação de novos profissionais em um mercado tão promissor. “A Equatorial Energia é gigante no ramo do setor elétrico nacional, portanto percebam a possibilidade de trabalhar para um grupo de tamanha envergadura. Nós temos mais de 160 mil km de rede cortando esse estado maravilhoso, portanto existe muito trabalho para ser feito. São milhares de eletricistas, técnicos e engenheiros trabalhando e isso nos orgulha, pois juntos levamos conforto e bem estar aos nossos clientes. Não só desejamos boas-vindas, mas ressaltamos o quanto são importantes! Vocês estão entrando com um sonho e queremos inseri-los na nossa matriz, afim de levar esse produto tão importante para a sociedade”, disse.
A Escola de Eletricistas faz parte do projeto E+ Profissional, que compõe a Plataforma de Sustentabilidade do Grupo Equatorial Energia, e conta com o apoio do Programa de Eficiência Energética do Grupo, regulado pela ANEEL. A Escola possui carga horária de 40 horas semanais, totalizando 480 horas do curso profissionalizante e 112h de curso comportamental. As inscrições aconteceram no início de junho e ofertaram 200 vagas para a seleção final de 25 vagas para Imperatriz.
Para Antônio Alves, Conselheiro do Senai, a parceria com o programa Escola de Eletricistas é importante porque oportuniza milhares de pessoas que desejam adentrar no mercado de trabalho. “O Senai é uma instituição que vem fazendo a formação da mão de obra na área da indústria há muito tempo e agora fazendo parcerias com empresas e órgãos públicos. Essa parceria com a Equatorial oportuniza os jovens que estão prontos para entrar no mercado de trabalho, mas não tem qualificação, então esse curso que está sendo iniciado contribui para isso. Temos tudo para que essa parceria seja boa para todos e estamos de portas abertas para oportunizar esses jovens”, destacou.
A aluna e futura eletricista, Idelvane Silva, bastante emocionada, falou sobre suas expectativas e o quão grata está por poder participar da primeira turma de Imperatriz. “Descobri o curso através do meu filho, ele me incentivou, fiz a inscrição e deu tudo certo, estou muito feliz e com altas expectativas. Sei que não vai ser fácil, principalmente para mim que sou mulher, mas estou animada e desejo seguir até o fim para ingressar nessa profissão tão importante para a sociedade”, destacou Idelvane.
A Gerente de Relacionamento com o Cliente da Equatorial Maranhão, Mirelly Carvalho, ressaltou a importância do curso, parabenizou os futuros eletricistas pelo êxito durante o processo seletivo da turma e destacou a presença de mulheres na nova turma. “É um momento muito significante para nós. Nossa missão é fornecer energia elétrica de qualidade para assegurar o desenvolvimento do maranhão e quando falamos em desenvolvimento não estamos falando apenas de levar energia elétrica, mas sim de transformar a sociedade. Esse curso que estamos promovendo é essa transformação, porque quando temos uma profissão estamos iniciando uma mudança de vida e desenhando sonhos. Por fim, cabe aqui pontuar o quão estamos felizes em ver mulheres que vão fazer parte dessa turma, é um papel muito forte da Equatorial na questão da equidade, precisamos mudar a trajetória do mercado!” pontuou.
Através da plataforma E+ Profissional, uma segunda turma está sendo ofertada em Imperatriz e mais uma turma em São Luís. As inscrições gratuitas começaram na última quarta-feira (12) e se estendem até o dia 20 de julho. São ofertadas 25 vagas para Imperatriz e as inscrições podem ser realizadas até às 23h59 desta quinta-feira (20), por meio do site do SENAI, nos seguintes links:
Além de expandir a oferta de uma nova turma para Imperatriz, a Escola de Eletricistas contará com a execução de aulas práticas que serão realizadas em Centros de Treinamento (CT’S) que possuem redes elétricas didáticas que foram especialmente construídas para o curso profissionalizante.
Em 2022 foram concluídas duas turmas em São Luís, que formaram 47 novos eletricistas e 50% deles conseguiram emprego logo após a conclusão do curso. Este ano o projeto está com duas turmas em São Luís e duas em Imperatriz, totalizando 4 turmas a serem concluídas em 2023.
Assessoria de Imprensa da Equatorial Maranhão