Em operação conjunta, Vigilância Sanitária, Vigilância em Saúde e Secretaria de Saúde, órgãos responsáveis pela fiscalização de ações envolvendo saúde pública autuaram donos de propriedades localizadas nas proximidades do Lixão de Açailândia e que atuam na criação e abate de suínos e caprinos.
O secretário de Saúde, Dr. Johnathas de Oliveira, explica que os criadores já tinham sidos
notificados a retirarem os animais e orientados quanto a forma correta de controle dos animais. "Os animais são criados em meios a resíduos sólidos do lixão, alimentando-se de lixo orgânico e inorgânico e dejetos. Depois, a carne imprópria para o consumo humano, por oferecer enorme risco à saúde, será vendida para comerciantes de Açailândia”, disse.
A atividade, realizada na última quinta-feira (29/06), reuniu equipes da Prefeitura de Açailândia responsáveis pela fiscalização de ações envolvendo saúde pública, que já tomaram as devidas providências para retirada dos animais.
O secretário deixa um alerta às pessoas que insistem em cometer esse tipo de crime. Novas operações acontecerão, tanto na região próxima ao lixão, quanto em outras localidades dentro da zona urbana. Havendo flagrante de animais em locais impróprios, o secretário confirma que serão feitas apreensões, os animais passaram por avaliação veterinária, a fim de ser aferida a contaminação da carne, para fins de eventual abate e descarte da carne.
ASCOM
Prefeitura de Açailândia – Compromisso com Você