A Faculdade de Medicina de Açailândia (IDOMED Fameac) realizou, nesta segunda-feira (26), a 1ª Jornada Médica da instituição. O objetivo é promover a capacitação dos profissionais médicos da região sobre a hanseníase, com detalhes que vão desde o diagnóstico até o tratamento da doença.
O
evento nasceu de uma parceria entre a faculdade e a Prefeitura de Açailândia, através da Secretaria de Saúde do Município, no intuito de capacitar ainda mais os profissionais de saúde da rede municipal pública, que participaram de um treinamento específico realizado durante toda a manhã.
Na oportunidade, estiveram presentes mais de 20 médicos da atenção primária à saúde e foram realizadas palestras com as professoras da instituição, Jullyana Teófilo (fisioterapeuta) e Madeline Porto (médica especialista em atenção primária à saúde), ambas com experiência na luta contra a doença, inclusive com atuação direta no Centro de Controle de Agravos de Hanseníase.
Durante a oportunidade, foram abordadas questões como o diagnóstico, tratamento inicial e avançado, as medicações, avaliação e acompanhamento do paciente, além da análise de reações e discussão prática de um caso de hanseníase.
“Nesse primeiro momento visamos reunir os profissionais para discutir a hanseníase, valorizando a educação e capacitação em saúde. Contamos com especialistas com ampla experiência no combate à doença para um bate-papo durante às quatro horas de treinamento”, explica a médica e professora do IDOMED Fameac, Carla Lopes, uma das organizadoras do evento.
A expectativa é que o evento siga no decorrer do ano, abordando novas temáticas.