Na última sexta-feira (14), um homem foi preso, em flagrante, após maltratar uma cadela, que ele havia adotado. O crime aconteceu na cidade de Imperatriz, na Região Tocantina.
Segundo a Polícia Civil, há cerca de quatro meses, a cadela havia sido adotada pelo suspeito em um abrigo de animais da cidade. Mas, em vez de cuidar do animal, o homem foi flagrado agredindo a cadela. As agressões foram filmadas e divulgadas nas redes sociais (veja no vídeo acima).
Após o crime, a cadela, que tinha hematomas pelo corpo, foi resgatada por uma Organização Não Governamental (ONG), que oferece abrigo temporário, até que os animais sejam adotados. Depois de receber atendimento veterinário e acompanhamento profissional, a cadelinha deve ser castrada e ir novamente para a adoção.
O delegado regional de Imperatriz, Alex Coelho, informou que o suspeito foi solto no domingo (16), após passar por audiência de custódia. Mas, foi lavrado um auto de prisão em flagrante e será aberto um inquérito para investigar o caso.
Segundo a justiça, praticar ato de abuso, maus tratos, ferir ou mutilar qualquer animal é crime previsto na Lei de Crimes Ambientais, que pode ter pena de dois a cinco anos de prisão, multa e proibição da guarda.