Gestores, Técnicos Pedagógicos e Supervisores das escolas da Rede Municipal participaram de uma Oficina de Apropriação dos Resultados sobre a Avaliação de Fluência para as equipes escolares. O encontro é uma parceria da Secretaria Municipal de Educação de Açailândia com a ABC - Associação Bem Comum, Fundação Vale e Instituto Natura.
A Avaliação de Fluência em
Leitura tem como foco a fluidez em leitura. A capacitação abordou temas importantes, orientando os participantes sobre como realizar a avaliação e produzir os relatórios para validação da base de estudantes e turmas e aconteceu no Auditório da SME, com palestra ministrada pelo profissional multidisciplinar, professor universitário e coordenador estadual, Leonardo Raffa Quintana, que discorreu sobre os procedimentos para a organização da aplicação da Avaliação de Fluência nas escolas, que tem como objetivo verificar a capacidade do estudante de ler palavras, pseudopalavras e textos voltados à sua etapa escolar de forma fluída e no ritmo adequado.
De acordo com a coordenadora do setor de avaliação da SME, Edilene, “Neste modelo de avaliação, aplicados nos anos iniciais do Ensino Fundamental, a criança realiza uma leitura para um professor ou professora e tem seu desempenho associado a um perfil leitor, por meio de um aplicativo do CAED - Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação, onde é feita a gravação da leitura, e os resultados alcançados pelos estudantes são divulgados na plataforma do CAED da Rede de Ensino de acordo com diferentes perfis: Pré-leitor, leitor iniciante, e leitor fluente, além daqueles que, por alguma razão não realizaram nenhuma leitura”, explica.
A partir dessas informações, gestores e professores podem planejar e desenvolver estratégias pedagógicas com foco na leitura de acordo com o nível de desenvolvimento de cada um dos estudantes.
ASCOM.
Prefeitura de Açailândia – Compromisso com Você