(99) 99199-0103

NO AR

MANHÃ SERTANEJA

Com William Jerônimo

Brasil

Estudante maranhense considerado 'prodígio' se torna astronauta análogo

Publicada em 31/03/25 às 08:04h - 35 visualizações

por G1 MA


Compartilhe
 

Link da Notícia:

Valdemiro Brito concluiu um curso de astronauta análogo, em Brasília  (Foto: Arquivo pessoal)
O estudante Valdemiro Brito Gomes, de apenas 15 anos, se tornou um dos primeiros astronautas análogos do Maranhão, que é quando alguém realiza um curso experimental que simula a vida em uma estação espacial.
Morador do Povoado Corisco, na Zona Rural de São Bernardo, cidade a 375 km de São Luís, o jovem foi um dos nove selecionados entre mais de 500 inscritos em todo o Brasil e recebeu uma bolsa integral para a formação no campo da exploração espacial, pela Wogel Enterprise Aerospace.
"Acredito que essa história pode inspirar muitos jovens a sonharem alto e explorarem novas fronteiras no campo da ciência e da exploração espacial", declarou Valdemiro.
Durante três dias intensivos em Brasília, Valdemiro viveu experiências imersivas, incluindo simulações de voo, missões espaciais e treinamentos de primeiros socorros. Entre as atividades práticas, estavam o lançamento de foguete, simulação de aterrissagem com controles, primeiros socorros e uma oficina de construção de foguete com garrafa PET.
"Foi uma experiência incrível e enriquecedora, que marcou minha vida de forma indescritível", relatou o jovem cientista.
Histórico inspirador para jovens
Valdemiro já era reconhecido no meio científico antes dessa conquista. Ele foi embaixador mirim do programa Pop Ciência, do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), cujo objetivo é popularizar a ciência no Brasil. Sua seleção para o programa aconteceu após uma trajetória de destaque em olimpíadas e eventos acadêmicos.
Dentre as premiações, está o Prêmio AEITA Sócios-Mirins 2023, do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), além da conquista de uma medalha de prata na Mostra Brasileira de Foguetes.
Valdemiro também é um dos participantes do programa Caça Asteroides, do MCTI, em parceria com a International Astronomical Search Collaboration (IASC/NASA Partner), que permite a voluntários contribuírem com a descoberta de novos corpos celestes.
O estudante Valdemiro também recebeu o prêmio "International Star Kids Awards", uma honraria concedida a crianças consideradas 'excepcionalmente talentosas' ao redor do mundo em diversas áreas, como ciência, arte e esportes.
G1 MA



ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário
0 / 500 caracteres


Insira os caracteres no campo abaixo:








.

LIGUE E PARTICIPE

(99) 99199-0103

Copyright (c) 2025 - FM Sorriso
Converse conosco pelo Whatsapp!