Neste domingo (3), será realizada a primeira etapa do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024 em todo no país. No Maranhão, 178.616 pessoas estão inscritas no vestibular para tentar uma vaga no ensino superior, de acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).
Nesta edição do Enem, as mulheres compões a maioria das pessoas inscritas, com 109.924 aptas para a prova , o que corresponde a 61,54% das inscrições. Os homens representam 38,46% dos candidatos, com 68.692 inscritos.
• A prova deste domingo terá questões de linguagens, sendo 40 de língua portuguesa e 5 de inglês ou espanhol, 45 questões de ciências humanas e mais redação.
• A abertura dos portões será às 12h e o fechamento às 13h. O início das provas acontecerá às 13h30 e o término às 19h, com duração de 5h30. O candidato só poderá sair com o Caderno de Questões nos últimos 30 minutos que antecedem o término da prova.
Locais de prova
O local de prova está disponível no cartão de confirmação do participante, que pode ser acessado pela Página do Participante.
Após consultar o cartão de confirmação, as dicas são:
pesquisar o endereço do seu local de prova;
verificar a distância e o tempo de deslocamento;
e, se possível, simular o percurso antes, considerando que, aos domingos, o trânsito e o transporte público têm fluxos diferentes.
Detalhes Importantes
O Inep recomenda (mas não obriga) que os candidatos levem o cartão de confirmação, documento em que estão dados como local de prova e idioma escolhido (inglês ou espanhol). O papel deve ficar guardado no envelope porta-objetos.
Armas não são permitidas nem no envelope. Se o candidato apresentar autorização de porte, deverá informar ao chefe da sala de aplicação da prova. Será necessário prestar o exame em um espaço à parte, separado dos demais alunos.
Os envelopes porta-objetos devem ficar lacrados e identificados durante toda a permanência do candidato na sala de aula.
Lanches, bebidas não alcoólicas, artigos religiosos (como quipá e véu) e materiais de acessibilidade (máquina de escrever em braile, sorobã, lupa etc.) são permitidos, desde que possam ser vistoriados pelos fiscais.
Se o celular ou qualquer outro aparelho eletrônico emitir sons mesmo que dentro do envelope, o participante será eliminado do Enem.
Os documentos devem ser originais e com foto. Algumas versões digitais serão aceitas, como e-Título, Carteira Nacional de Habilitação (CNH) Digital e RG Digital. O candidato deve apresentar o aplicativo oficial ao fiscal. Após a entrada na sala de aula, o uso do celular continuará vetado.
Dica: Como são cinco horas e meia de exame, é recomendado que o candidato vá com uma roupa confortável e calçados que não apertem.
Atenção: O candidato deve apresentar o aplicativo oficial ao fiscal --- capturas de tela não serão válidas. Após a entrada na sala de aula, o uso do celular continuará vetado.
O que não levar no dia prova
Telefones celulares, calculadoras ou qualquer equipamento eletrônico devem ser desligados e guardados no envelope porta-objetos antes de entrar na sala de provas. Reforçando que, caso algum som seja emitido dos aparelhos durante a prova, o candidato será eliminado. Veja o que mais não é permitido
Atenção: O envelope porta-objetos, lacrado e identificado, deve ser mantido debaixo da carteira desde o ingresso na sala de provas até a saída definitiva do local de provas.
Qualquer dispositivo que receba imagens, vídeos ou mensagens;
Óculos escuros, bonés, chapéus, viseiras ou gorros;
Bebidas alcoólicas, cigarro e/ou drogas ilícitas.
A partir das 13h (horário de Brasília), é permitido ir ao banheiro, mas desde que acompanhado pelo fiscal.
Estudantes de São Luís que realizarem o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) terão transporte público gratuito neste domingo (3). A Prefeitura da cidade afirmou que 100% da frota dos ônibus estarão ativas.
A medida foi anunciada pelo prefeito de São Luís, Eduardo Braide (PSD), na última quinta-feira (31). Para utilização do benefício, o estudante deverá apenas apresentar seu cartão estudante para a liberação das catracas.
A gratuidade do transporte público abrange diversas linhas de ônibus que atendem toda a cidade. A iniciativa visa facilitar o acesso dos candidatos aos locais de prova.