O Fundo Monetário Internacional (FMI) projeta que o Brasil saltará duas posições no ranking das maiores economias do mundo, atingindo a 9ª posição.
A previsão de crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) deste ano de 3,1% e um PIB nominal de US$ 2,23 trilhões, contribuiu para que país pudesse ultrapassar o Canadá, que tem um número aproximado de US$ 2,12 trilhões este ano. Essas estimativas foram divulgadas em outubro pela instituição que se baseou no relatório de Perspectiva Econômica Mundial.
Anteriormente o Brasil ocupava a 11ª posição e, segundo as projeções do FMI, o país pode chegar em 2026 como a oitava maior economia do mundo.
No ranking, os top 3 primeiros lugares se mantiveram para os Estados Unidos, China e Alemanha, respectivamente. A visão geral da organização é de que o crescimento mundial será menor do que do ano passado, caindo de 3,5% em 2022 para 3% em 2023. Já para o próximo ano, é aguardado um crescimento de 2,9%.
No Brasil, em 2024, o Ministério da Fazendo projeta um crescimento de 2,2%, enquanto o FMI entende que será apenas de 1,5%.
Fonte: Money Times
Por: Juliana Caveiro
https://www.moneytimes.com.br/brasil-volta-ao-top-10-maiores-economias-do-mundo-veja-o-ranking/