A Polícia Civil do Maranhão capturou na última quarta-feira (02), na cidade de Humberto de Campos, distante a 153 km de São Luís, o ex policial militar, Benedito Manoel Martins Serrão. Ele já havia sido condenado pela morte de Raimundo Bartolomeu dos Santos, o Bertin, ex-prefeito de Presidente Vargas.
Benedito estava foragido desde quando foi condenado, em 2018. Outros dois ex-PMs, José Evangelista e Raimundo Salgado também foram condenados pelo mesmo crime.
O ex-prefeito de Presidente Vargas, Bertin, foi morto a tiros no dia 6 de março de 2007, durante uma emboscada na BR-222, quando viajava de São Luís ao município que administrava.
Ele estava com o secretário Municipal de Esportes, Pedro Pote, quando foi assassinado. Segundo relatos do auxiliar, que sobreviveu, o prefeito foi executado com um tiro na cabeça depois de o carro em que eles estavam ser trancado na rodovia.
A caminhonete ainda foi levada ao acostamento e Pedro Pote conseguiu escapar após lutar com os assassinos – ele chegou a ser ferido a golpes de faca no abdômen e na cabeça.
Apesar da condenação dos executores do crimes, o mandante nunca foi identificado, assim como a motivação.