O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu novamente, no último domingo (9), um alerta laranja de chuvas intensas para o Maranhão. O aviso é valido até às 10h desta segunda-feira (10).
De
acordo com o Inmet, o alerta laranja indica alto grau de perigo de chuvas no Estado. Com isso, estão previstas chuvas entre 30 a 60 milímetros por hora ou 50 a 100 milímetros por dia, com ventos intensos oscilando entre 60 a 100 km/h.
Os municípios incluídos no alerta podem ter corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas.
O Corpo de Bombeiros do Maranhão (CBMMA) informa que, em caso de perigo e rajadas de vento, a população não deve se abrigar debaixo de árvores, não estacionar veículos próximo à torres de transmissão e placas de propaganda.
Durante as chuvas, não usar aparelhos eletrônicos ligados à tomada, evitar áreas como campos de futebol, piscina, lagos, praias, árvores e procurar um abrigo seguro.
Em caso de alto risco, a população deve acionar as autoridades competentes por meio do telefone 199 (Defesa Civil) e 193 (Corpo de Bombeiros).
Maranhão em situação de emergência
64 cidades do Maranhão estão em situação de emergência por causa das chuvas. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) esteve no último domingo (9) no Estado e sobrevoou as áreas atingidas pelas enchentes.
As chuvas ficaram mais fortes em março, mas a situação se agravou durante os últimos dias. Por conta disso, há inundações causadas pela cheia dos rios e alertas de deslizamento de terra.
Em São Luís, 70 áreas de risco estão sob monitoramento. Mais de 35 mil famílias foram afetadas e 7.757 famílias ficaram desabrigadas ou desalojadas em todo o Estado.