A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) libera a instalação do 5G para mais 13 cidades do Maranhão a partir desta segunda-feira (27). Com isso, as operadoras poderão solicitar a implantação da infraestrutura da quinta geração de redes móveis.
Até
o momento, um total de 487 localidades obtiveram a liberação pela Anatel, em todo o país, da instalação do sinal da internet 5G na faixa de 3,5 gigahertz (GHz), que oferece maior velocidade, estabilidade e menor tempo de latência (resposta). No Maranhão, a liberação desta segunda (27) será nas seguintes cidades:
Alcântara
Axixá
Bacabeira
Cachoeira Grande
Icatu
Morros
Paço do Lumiar
Presidente Juscelino
Raposa
Rosário
Santa Rita
São José de Ribamar
Timon
Onde o sinal já está liberado?
Em todo o Maranhão, apenas São Luís já possui o sinal instalado e liberado. Além dessas cidades, existem outras cidades em que o planejamento de instalação já está aprovado e a liberação do sinal 5G está previsto para 30 de junho de 2023. São eles:
Bacurituba
Barreirinhas
Cajapió
Cidelândia
Governador Edison Lobão
Imperatriz
João Lisboa
São Francisco do Brejão
São Pedro da Água Branca
Senador La Roque
Vila Nova dos Martírios
A primeira capital do país a receber a quinta geração da internet foi Brasília (DF), no dia 6 de julho de 2022. Depois, Belo Horizonte (MG), João Pessoa (PB) e Porto Alegre (RS), em 29 de julho. Em 4 de agosto, foi a vez de São Paulo (SP).
O que é o 5G
5G no Brasil: guia explica o que vai mudar com a nova tecnologia
Quem vai conseguir usar algum tipo de 5G? Veja celulares compatíveis
O que é o 5G e como acessar
O 5G - ou quinta geração de internet móvel - promete uma revolução: conexão com velocidade ultrarrápida, avanços de tecnologias como carros que dirigem sozinhos e a possibilidade de ligar muitos objetos à internet ao mesmo tempo (saiba mais abaixo).
Para ter acesso, é preciso ter um celular compatível com a tecnologia. Em julho de 2022, a Anatel listava cerca de 60 modelos homologados (confira aqui a lista). Com o tempo, a tendência é que todos incorporem a compatibilidade, assim como aconteceu com o 4G. Os aparelhos mais novos, em geral, já vêm habilitados.
Cabe à Anatel liberar a ativação do sinal do 5G. Com a autorização, as operadoras Claro, TIM e Vivo — vencedoras da faixa de 3,5GHz do leilão do 5G — podem oferecer o serviço aos seus clientes.
Para a Anatel dar a autorização, é necessário que a Siga Antenado, entidade criada pelas três operadoras, conclua:
A instalação de antenas na quantidade mínima exigida pelo edital do 5G;
A instalação de filtros para evitar interferências em serviços profissionais de satélite; e
Inicie distribuição de kits de recepção do novo sinal das TVs parabólicas à população de baixa renda inscrita no Cadastro Único do governo federal.
Após a conclusão, testes são feitos e, caso não haja interferências, a agência dá o sinal positivo para ativação do 5G