Três casarões datados do século XVIII e meados do século XIX foram totalmente reformados. Até abril, mais um casarão será entregue. Investimento de R$ 15 milhões da Vale integra o Programa Nosso Centro, do Governo do Estado.
Três casarões localizados no Centro Histórico de São Luis foram entregues no último dia 23 à população maranhense, depois de passarem por um processo minucioso de reforma e restauro, realizados pela mineradora Vale. O investimento da empresa ainda prevê a entrega de um quarto casarão, que terá a obra concluída em abril. Ao todo, estão sendo investidos R$ 15 milhões. Obras foram iniciadas em 2019.
O primeiro prédio entregue está localizado no início da Rua Rio Branco, próximo à praça Deodoro; o segundo, na Rua do Giz e o terceiro, na Rua da Palma, próximos ao Convento das Mercês. O quarto casarão, que deve ser entregue até o fim de abril, também fica localizado na Rua da Palma, no Centro. A maioria das construções datam do fim do século XVIII e meados do século XIX. As obras de reforma e restauro foram realizadas por construtoras maranhenses, contratadas pela própria Vale.
As obras acontecem no âmbito do Programa Nosso Centro, do Governo do Estado do Maranhão, que tem por objetivo tornar o Centro Histórico de São Luís uma referência em renovação e desenvolvimento sustentável, ao mesmo tempo em que preservar a historicidade e cultura da região. São Luís é reconhecida desde 1997 como Patrimônio Cultural da Humanidade pela UNESCO e conta com cerca de quatro mil imóveis do período colonial e imperial.
“A Vale é uma parceira de longas datas das políticas de preservação do patrimônio histórico e da cultura do Maranhão. Dessa vez, estamos investindo na restauração de casarões importantes e emblemáticos, reforçando nosso compromisso com esses temas. É um presente da empresa aos maranhenses, especialmente no ano em que São Luís completa 410 anos”, afirmou Rômulo Rovetta, gerente de operações do Porto Norte da Vale.
História e funcionalidade
Os casarões agora servirão de sede para instituições ligadas à sociedade civil, movimentos sociais e educação, a exemplo do casarão 404 da Rua Rio Branco, que agora é sede da primeira creche de tempo integral daquela região. O casarão da Rua do Giz, abrigará a nova sede da Secretaria de Estado de Igualdade Racial (SEIR). Já na Rua da Palma, o prédio entregue será a nova sede do Movimento Interestadual das Quebradeiras de Coco Babaçu (MIQCB). A destinação do uso dos prédios foi feita pelo Governo do Estado do Maranhão.