De acordo com o Corpo de Bombeiros do Maranhão (CBBMMA), 17 municípios maranhenses já decretaram situação de emergência devido as fortes chuvas que atingem o estado. Até última terça-feira (1º), 1.273 famílias estavam desabrigadas ou desalojadas por conta dos temporais.
Já decretaram situação de emergência as cidades de Barra do Corda, Buriti Bravo, Colinas, Formosa da Serra Negra, Fortuna, Grajaú, Imperatriz, Jatobá, Lagoa Grande do Maranhão, Mirador, Paraibano, Parnarama, São Luís Gonzaga, São Pedro da Água Branca, Santa Quitéria, São Roberto e Vila Nova dos Martírios.
Cerca de 32 cidades continuam sendo monitoradas devido as condições do tempo e o volume dos rios. Segundo o Corpo de Bombeiros, mesmo com a menor ocorrência de chuvas nos últimos dias e o nível mais baixo dos rios, a Defesa Civil continua prestando suporte às famílias.
Foram destinadas às famílias, mais de dez mil cestas básicas e 22 mil refeições. O Corpo de Bombeiros afirma que tem realizado as ações em parceria com o governo estadual, em conjunto com as coordenadorias municipais de Defesa Civil, auxiliando os municípios na captação de recursos federais em apoio às vítimas.