Com cerca de 5 meses do início da campanha de imunização, o Maranhão ainda segue em 16º no ranking geral de vacinação contra a Covid-19 dentre todos os estados do país.
Veja o mapa da vacinação contra Covid-19 no Brasil
Ao todo, até o último domingo (13), foram aplicadas menos da metade das doses de vacina recebidas pelo governo federal, e apenas 7% da população foi imunizada com duas doses. Veja abaixo:
Vacinados com 1ª dose no Maranhão
1.682.091 vacinados
Correspondente a 23,64% da população do estado
48,93% da doses recebidas
Vacinados com duas doses no Maranhão
562.625 vacinados
Correspondente a 7,91% da população do estado
16,37% da doses recebidas.
Especialistas e autoridades apontam que problemas no registros das doses, além da falta de vacinação nos fins de semana no interior do estado, estão causando a lentidão na vacinação.
"O cadastramento está sendo feito errado, muita das vezes, ou então não está sendo feito. E com isso faz com que nós tenhamos um índice de vacinação muito pequeno e essas vacinas não cheguem mais ainda, do federal para cá", afirmou o Procurador-Geral de Justiça do Maranhão, Eduardo Nicolau.
No país, pesquisadores têm ressaltado a importância da aceleração da vacinação em todo o Brasil. Um estudo da Universidade de São Paulo e da Universidade Estadual Paulista, por exemplo, mostrou que se o Brasil ampliasse para dois milhões de doses de vacinas aplicadas por dia, 20 mil vidas seriam salvas todo mês.
O estudo aponta ainda que 60 mil mortes poderiam ter sido evitadas nos últimos três meses, caso o ritmo de vacinação fosse mais acelerado.